REALIZAÇÃO PESSOAL

REALIZAÇÃO PESSOAL

A cada dia, ouvimos alguma história de alguém que tenta acessar em algum campo da sua vida sua realização pessoal. Muitos buscam essa realização pessoal diariamente. Seja na parte profissional, pessoal, para cura de algum padrão repetido em relações amorosas, ou em família, ou mesmo que seja para buscar um padrão familiar conforme o imposto em sociedade.

Cada um está hoje, agora, pensando em como chegar ao resultado de se sentir realizado neste(s) aspecto(s). E, realmente, não é fácil. Se fosse não estaríamos aqui escrevendo sobre este tema. Mas nesta busca, você já parou para observar porque você deseja isso nesta área da sua vida? Qual vida você quer de fato viver? Porque esta vida que deseja te preencherá? Quem é você? Difícil né?! Eu bem sei, também o é para mim! Lendo essas perguntas vem um sentimento meio medroso de “Por onde eu começo?” não vem? 

Mas não se sinta mal, apenas continue lendo e veja, se ao final, fará algum sentido para você. Se não fizer, você simplesmente continua sua vida e nem precisa se preocupar em repassar este texto para ninguém, mas caso faça, então comprometa-se a levar este conteúdo a outros mais que também poderão se beneficiar. Combinado? Menos angustiado agora? Que bom! Se não, continue lendo ainda assim.

Bem, para começar a palavra ‘realização pessoal’ seria você realizar algo que é importante para você e obter dele o resultado que você almeja, certo? Logo, para isso ser uma realidade satisfatória, seu primeiro passo precisa ser o de ‘se conhecer’. Afinal, se nem você se conhece, como você transmitirá aos outros o que deseja para obter seu bom resultado? Parece bobagem o que estou dizendo mas é muito real! A maior parte das pessoas, e me incluo nisso, porque também comecei não me conhecendo tanto (quase nada, na realidade… se é pra ajudar vocês, no mínimo preciso ser o mais sincera aqui, né não?! kkkk), deseja algo porque viu alguém próximo fazendo e deu certo para esta pessoa, viu numa reportagem da TV alguém realizando determinado caminho e pensou em também fazer, sempre olhou para os conselhos de profissões que não te deixam sem vagas para trabalho e que geram boa renda e decidiu-se pautado nisso. E tá tudo bem nessa ação, muitos obtiveram sua realização pessoal desta forma, mas porque aquilo ressoava com elas internamente.

Por isso, o primeiro passo é se auto-avaliar, é conhecer quem é você, o que gosta de fazer, como deseja fazer e porque aquilo te levaria a se sentir realizado. Senão são perdas de dinheiro investindo em caminhos dos outros e se sentindo frustrado porque não se desenvolve tal qual outra pessoa que está trilhando um caminho semelhante ao seu. Aqui estou focando mais em profissional, mas o mesmo ocorre para qualquer outra área da sua vida! Se o caso é padrão de relacionamentos, por exemplo, observe se você deseja relacionamentos irreais de novela para sua vida e por isso acaba atraindo sempre situações semelhantes nas suas relações e frustrando-se com isso.

O segundo passo é montar a relação daquilo que é preciso para você chegar no seu resultado: cursos, vivências, palestras, atendimentos diretos com profissionais, mentoria e investimentos em estrutura, pessoal, marketing, enfim, esta parte é muito variada de acordo com o que você deseja de realização pessoal. Sendo que o mais importante é anotar, e não deixar o desespero tomar conta com afirmações do tipo: ‘mas será necessário muito dinheiro e eu não tenho’, ‘já existem muitos que trabalham com isso’, ‘essa terapia é cara demais’, ‘nossa para eu me formar vai demorar pelo menos 5 anos’. Afinal, se o que deseja é sua realização pessoal, isso tomará tempo e dinheiro, mas para realmente realizar, ao invés de colocar empecilhos, coloque organização.

Que é o terceiro passo: organize o que precisará para chegar lá de maneira minuciosa, faça um planner, uma agenda e coloque lá quais cursos existem, os valores, as cargas horárias, quando terá novas turmas, para as vivências, palestras, mentoria, e tudo mais, liste tudo de tudo. Projete o que precisa ganhar mensalmente para chegar neste objetivo considerando tudo que listou acima, somado a tudo que já realiza hoje em dia. Assim você sai das afirmações limitantes para ir direto para a ação e sentir-se fortalecida por perceber que está saindo da inércia! Claro que será necessário tempo neste passo para estudar o que precisará, para listar com consciência tudo e isso é o melhor, porque na listagem você já perceberá se aquilo está de fato ressoando com você, antes mesmo de iniciar. Por isso cuide de cada detalhe com amor, afinal é de se realizar pessoalmente que estamos falando aqui!

De quarto passo fica a auto-análise em cada etapa concluída para ir percebendo em você se o caminho está te levando para mais motivação, ação e alegria ou não, pois esses sentimentos indicam que você está indo no caminho certo rumo a sentir-se realizado! Mas o ponto mais importante a perceber é: você não será realizado de forma pessoal quando chegar ao final do caminho! O que te levará a sentir-se assim é ESCOLHER trilhar o SEU GENUÍNO caminho! Mesmo com todas as dificuldades, momentos de altos e baixos (não se iluda, mesmo alinhado com seu propósito e indo de encontro a sua realização pessoal, haverão sempre altos e baixos) e tudo mais que ocorra nesse seu caminho, ainda assim você CONTINUARÁ, porque o que te move é REAL!

Por isso o quinto e último passo é: aproveite cada pedacinho desses fios que você escolheu para trançar e formar seu tecido, porque o que está sendo tecido AGORA você não terá como vivenciar novamente, então esteja bastante presente para viver cada etapa. Faça com AMOR por você e tudo dará certo a partir do momento que decidir fazer e não lá no resultado final. Realização pessoal é difícil, mas é o que te transforma e integra, ponto a ponto, fio a fio, dia após dia! 

Então, VAI! VOA! SEJA FELIZ! O que será necessário no percurso dará um jeito de chegar até você, basta você se abrir! E partir para a ação!

Bora lá?!

Abraços fraternos,

Fernanda Dumont.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *